18 de abr. de 2013

O milagre para os musculos - L-Glutamina


Boa tarde galera, embora o assunto de algumas postagens não seja tão interessante estou tentando me dedicar tempo integral para pesquisas e deixar as coisas mais fáceis para vocês que estão na luta. Bom ainda não consegui dividir meu Blog em categorias, então por enquanto ainda vai continuar esta salada, mas prometo aprender e modificar para separar certinho dicas de alimentação, treino e suplementos.
Agora todos que estão na corrida para passar em alguma prova de resistência ou até mesmo conseguir um pouco mais de massa muscular, vou passar uma receita, que é extremamente importante para aumento da massa magra com um pouco de energia extra.

Alguém já ouviu falar em L-glutamina? Não, tá ok vou tentar explicar o que é o como age em nosso organismo.
A glutamina é um aminoácido não essencial, ou seja, ela já é produzida pelo nosso organismo. Também é um dos componentes da proteína dos seres vivos, assim ela é livre e abundante no tecido muscular alem de atuar como nutriente para células imunológicas, atuando assim com importante função anabólica aumentando e promovendo o crescimento muscular. Um dos efeitos causados pela glutamina é a capacidade de captar água para o meio intercelular estimulando assim a síntese protéica.
Bom esses são alguns padrões “técnicos da glutamina” mas no que ela pode me ajudar?
Quer aumento de massa muscular? Ela aumenta a síntese protéica do organismo proporcionando assim uma maior absorção do nutriente Proteína, alem de estar diretamente ligada com a hidratação do núcleo celular, isso uma célula hidratada mais energia para seu treino, a fadiga não vem tão rápido.
Mas quando falamos em potencializar treino, pegar mais pesado, ou até focar em um treino de resistência temos um pequeno problema o conhecido overtraining, alem de ajudar a construir ela também ajuda a manter a massa muscular já construída, efeito conhecido como catabolismo. Sim podemos chamar a glutamina de anti catabólico, pois quando se ter uma boa quantidade de glutamina no sangue ela acaba evitando que use outros músculos para fonte de energia. Quando isso acontece você acaba ganhando de um lado e perdendo do outro, pois este processo atrasa o tão doloroso desenvolvimento muscular.
Após atividades físicas de grande estresse, a quantidade de células do sistema imune fica muito diminuída podendo pré-dispor a pessoa à infecções oportunistas. Supõem-se que a glutamina ajude a controlar esse desequilíbrio.
Estudos vêm demonstrando alguns possíveis benefícios da glutamina:
Melhora a performance para atletas;
Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico;
Ajuda na cicatrização de machucados.
Já sabiam de tudo isso? Não? E de onde vem o milagre?
A glutamina no organismo evita o catabolismo beleza mas ela também reduz, não me arriscaria dizer que inibe, os níveis de cortisol no organismo. Cortisol é hormônio responsável pelo aumento no nível de stress, inflamações e sobrepeso.
Este é o milagre você mais feliz com menos dores e mais magro(a).

Mas quanto de glutamina devo ingerir?
Bom com tantos benefícios a vontade é de ingerir quilos e quilos, afinal cada grama de glutamina é um grama de proteína, mas estudos recomendam a ingestão de 1 a 20 gramas por dia dizendo que não há necessidade de exceder a quantidade de 5 gramas. Aqui vou sugerir 3 horários diferentes para consumo e cada um de seus benefícios, você pode alternar ou escolher um deles ou consumir até mesmo nos três horários;

- Logo ao acordar: 5 gramas de glutamina logo ao sair da cama ajudam a repor a reserva de glicogênio com maior eficácia.

- Depois do treino: 5 gramas de glutamina logo depois do treino, junto com whey ou sem ele, ajuda a repor a glutamina gasta durante o treino.

- Antes de dormir: 5 gramas de glutamina antes de deitar eleva os níveis do essencial Hormônio do Crescimento durante o sono.

Bom galera o recado tá dado, eu faço o uso de glutamina e posso lhes garantir, o resultado é bom tendo em vista o custo baixo.

Mas como é de praxe, antes do consumo de qualquer suplemento, consulte seu nutricionista ;)

Um abraço forte a todos.
Nutri-fit agradece.



Nenhum comentário:

Postar um comentário